terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando essa preta começa a tratar do cabelo, é de se olhar...


Conforme prometido, essa postagem é em homenagem à minha cacheadíssima amiga ZITA AUGUSTA que mantém orgulhosa o seu cabelo afro com muita originalidade e criatividade.
Seguem abaixo algumas dicas de cuidados para esse tipo de cabelo que, apesar de não parecer, geralmente é muito frágil e sensível.
Parabéns à minha amiguinha e a todas as cacheadinhas que, apesar do trabalho e dedicação que os cachos solicitam, conseguem manter essa beleza naturalmente brasileira.

E pra acompanhar a leitura, uma musiquinha que tem tudo a ver...



CUIDADOS ESPECIAIS COM CABELOS AFRO:

1 - O segredo de fios bem nutridos, jeitosos e fáceis de pentear é a hidratação. Fundamental para embelezar todo tipo de madeixas, é indispensável para a cabeleira afro, que costuma ser mais espessa e ondulada e, conseqüentemente, mais ressecada ainda. O motivo é simples: a ondulação das mechas dificulta a chegada até a extremidade do fio da oleosidade natural produzida pela glândula sebácea existente na base de cada haste. Essa condição pode piorar a ponto de provocar a quebra da fibra capilar, se perder parte dos 40% de água presentes na sua composição. Isso pode acontecer caso alguma agressão (uso de xampu inadequado ou procedimento químico mal feito, como tintura ou alisamento) abrir as cutículas (espécie de escamas que revestem o cabelo), cuja função é segurar a água dentro do fio. “Só a hidratação é capaz de reverter essa situação, pois proporciona o fechamento das cutículas”, explica o dermatologista José Carlos Greco (SP), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O ideal é fazer uma hidratação profunda no salão pelo menos uma vez por mês e manter os efeitos que ela proporciona hidratando em casa com cremes e máscaras toda semana.


2 - Os cuidados com os cabelos afro começam com o pente com o qual você se penteia. Os cabelos apenas devem ser penteados quando estiverem molhados ou úmidos. Utilize pentes com dentes largos para ajudar na definição dos cachos;





3 -  Lave bem os cabelos. Não deixe resíduos, pois eles ressecam o cabelo e sempre escolha uma máscara de altíssima nutrição. Quanto maior a nutrição, melhor ficará o cacho, mais definido e com um brilho maior. Aplique a máscara no sentido da raiz para as pontas, enxágüe bem e aplique o leave-in. Este último ajudará na definição dos cachos e nos cuidados com seu cabelo afro;




4 -  Não torça a tolha na cabeça ao secar os fios, apenas a pressione para retirar o excesso de água;









5 - Cuidado com as químicas! Antes de fazer uma coloração, verifiques se os fios estão saudáveis e bem hidratados. Se tiverem passado por relaxamento ou alisamento, não faça uso de oxidante superior a 20 volumes e tinturas compostas de amônia ou metais.




Fontes: http://spassofelix.wordpress.com/ e http://www.portaisdamoda.com.br/ 


Acompanhe no vídeo as dicas de um profissional sobre como tratar da cabeleira:



Lançamento da "Bíblia Afro"... O livro ORGULHO DOS CACHOS. Veja:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.