quinta-feira, 16 de junho de 2011

COISAS DE PELE



           
EVITE AS AGRESSÕES CAUSADAS PELO INVERNO...


   Com a chegada do frio as mudanças na pele, principalmente do rosto, nos alertam para mudarmos ou reforaçarmos os cuidados que já temos para evitar o ressecamento, irritações e até mesmo o aparecimento de manchas. E a culpa não é diretamente só do inverno não. Os hábitos que mudamos durante essa estação também são responsáveis por isso, como os banhos quentes e demorados, as comidas gordurosas e a preguicinha na hora de cuidar da pele.
           Apesar de já conhecermos a maioria desses cuidados, não custa reforçar e relembrar algumas dicas importantes de Dermatologistas para evitarmos ao máximo egressões à nossa pele:


    Durante o banho, sempre morno, evite os sabonetes muito agressivos. Dê preferência aos suaves ou feitos para bebês. O uso constante de buchas ou esponjas não é indicado pois remove a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada.

  A pele deve ser seca com toalha absorvente, que não deve ser esfregada contra a pele.
   Usar sempre camiseta ou camisa de algodão sob as malhas de lã porque o contato direto da lã com a pele pode causar irritações.

   Usar cremes hidratantes após o banho para diminuir a perda de água pela pele e contribuir para a integridade do seu “manto protetor” invisível. Mas não se esqueça de comprar o produto adequado para o seu tipo de pele.

  Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, ureia. Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Peles oleosas necessitam das opções em forma de gel (oil-free), que cumprem a função de proteger do frio e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas.

   Também é importante não descuidar do uso do protetor solar, que deve ser aplicado duas a três vezes ao dia, depois do hidratante.
    Durante o inverno a maquiagem dever ser feita de forma a evitar os excessos e permitir que a pele respire adequadamente. Lembre-se de lavar o rosto e usar hidratante sempre antes e depois da maquiagem. 

   É importante destacar que a hidratação também é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.

   Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do hidratante.

   O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de doenças na pele, como dermatite atópica e dermatite seborréica, quando a pele fica seca e bem áspera. Muitas pessoas aplicam óleo hidratante no local acreditando que o problema será solucionado, mas isso só agrava o quadro, tratado com aplicação de produtos anti-inflamatórios. Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.



APROVEITE A ESTAÇÃO:
Se além de proteger sua pele você pretende fazer algum tratamento estético, aproveite: esta é a melhor época. Como a incidência do sol está menor nesses meses, a chance de que alguma complicação aconteça por causa da maior sensibilidade da pele é baixa. Por isso, investir em tratamentos com laser, luz intensa pulsada, infravermelho e peelings no inverno - a fim de firmar a pele, tratar as manchas e renovar a textura - é uma boa pedida.


Fontes:



DRENAGEM FACIAL

             E, ainda sobre cuidados com a pele, seguem abaixo dois vídeos sobre Drenagem Facial que podem ajudar no combate ao envelhecimento e podem ser feitos em casa em apenas 5 minutinhos. Os procedimentos são simples e práticos, mas devem ser feitos regularmente para obtermos resultados que, obviamente, também não serão alcançados com apenas alguns dias de aplicação.

           Para entender mais sobre esse tipo de cuidado, leia parte da reportagem  retirada do site abril.com.br com informações de uma fisioterapeuta especialista em estética e depois assista aos vídeos:

"O cansaço, o agito e o estresse do dia têm reflexos na pele do nosso rosto. A tensão dos músculos da face prejudica o sistema linfático, provocando o acúmulo de líquido e toxinas na região, explica a fisioterapeuta Luciana Alckmin. O resultado é uma expressão abatida e carregada.
A drenagem linfática facial pode ser uma aliada para combater o problema e deixar a pele serena e luminosa. O tratamento consiste em duas etapas: primeiro fazemos a estimulação dos gânglios da face e, em seguida, realizamos movimentos suaves em alguns pontos, que irão direcionar toxinas e líquidos retidos em direção a esses gânglios, para eliminação?, explica a fisioterapeuta.

Feita com regularidade, e preferencialmente pela manhã, a massagem colabora para manter a tonicidade e prevenir o envelhecimento da pele, pois estimula a circulação sangüínea, o que melhora a nutrição celular."










     
Bom, espero que esse post lhe ajude a cuidar da pele, principalmente durante o inverno. E quanto à drenagem, vamos unir forças para lembrar e conseguir fazê-la todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana.

Beijinhos...

Aline Paiva







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.