O QUERIDINHO DAS MULHERES
Esse tipo de proteína, fundamental para a produção e qualidade de diversos tipos de tecidos, inclusive a pele, é formado naturalmente no nosso corpo, mas começa a se perder na progressão de 1% a cada ano a partir dos 30 anos mais ou menos. Além da idade, outros fatores que podem comprometer a produção desta substância são o tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada e de tensões físicas e emocionais.
É claro que o "ideal e correto" seria o uso por indicação médica, mas como o consumo do colágeno aliado a alimentação saudável e seguindo-se as recomendações dos laboratórios em relação a quantidade diária não apresenta contra-indicações e, ainda, já que os vários benefícios (incluindo o baixo custo) agradam a qualquer mulher, não custa saber um pouquinho mais e, quem sabe, aderir à essa "moda".
DEFICIÊNCIA:
Segundo nutricionistas, as principais consequências da baixa quantidade de colágeno na alimentação são: a redução da elasticidade e a hidratação da pele; aparecimento de rugas, celulite e flacidez; unhas e cabelo quebradiços e sem brilho; e, ainda, há outros prejuízos que não notamos de imediato: tendões, ossos e cartilagens – estruturas de sustentação que dependem do colágeno – ficam fragilizadas.
ALIMENTAÇÃO:
A reposição do colágeno no organismo é feita através da ingestão de alimentos de origem animal, como carnes (em especial as vermelhas), leite e gelatinas. Entretanto, somente a alimentação às vezes não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita, principalmente a partir dos 30-40 anos. Aí surge a necessidade da ingestão direta.
E a gelatina?
A gelatina que comemos de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. A gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”, explica a engenheira de alimentos Gisele de Carvalho Döll, de Curitiba. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.
COSMÉTICOS
O colágeno é uma proteína que ajuda a deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.
Resumo dos Benefícios do Colágeno Hidrolisado:
- Retarda o envelhecimento da pele e previne rugas
- Combate a flacidez da pele
- Fortalece unhas e cabelo
- Auxilia no funcionamento do sistema linfático
IMPORTANTÍSSIMO:
Agora, imagine todos esses benefícios da ingestão de colágeno, mais uma alimentação saudável e atividade física. PERFEITO!!! Então não torne o consumo do colágeno uma desculpa pra deixar de se exercitar ou pra se descuidar da alimentação. Preocupe-se com os três e tenha um excelente resultado!
Veja alguns produtos que contém colágeno ou protegem nosso corpo contra sua perda:
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/colageno.htm
http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/os-beneficios-do-colageno/
http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/colageno-po-488950.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.